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Perguntas Frequentes

 

Pedimos a todos os autores que leiam atentamente as seguintes Perguntas Frequentes antes de enviar a obra para análise.

 

1. Quais os objetivos da Editora Patuá?

 

Nosso principal objetivo é publicar, gratuitamente, livros de autores que apresentem obras de qualidade literária, realizando todo o processo de edição, incluindo registro ISBN, catalogação, revisão, diagramação, ilustração, divulgação e venda. Também realizamos serviços editoriais, como revisão e impressão, impressão e edição sob demanda. Saiba mais sobre nossos serviços entrando em contato pelo e-mail: editorapatua@gmail.com

Temos também como objetivo encontrar leitores. Aproveite seu contato e conheça nossos títulos publicados em nosso catálogo.

 

2. Qual a linha editorial da Editora Patuá?

 

Nosso foco editorial é a Literatura Brasileira Contemporânea, nos gêneros poesia, conto, crônica e romance. Aceitamos receber, entretanto, obras de literatura infantil / infantojuvenil ou segmentadas, as quais serão analisadas para projetos especiais.

 

3. Como devo apresentar minha obra?

 

O livro completo deve ser enviado em arquivo digital simples (formatos .doc, .rtf, .pdf ou qualquer outro formato utilizado pelo autor, incluindo formatos de softwares livres). Não aceitaremos textos avulsos, capítulos, trechos ou apenas sinopses. Lembramos que o arquivo deve conter uma pequena biografia do autor e dados básicos como nome, cidade, estado e onde reside, telefones para contato etc.

 

4. Há um limite de páginas?

 

Não há um limite de páginas, mas a Editora se reserva o direito de dar sugestões na obra, solicitando ao autor que acrescente ou exclua textos.

 

5. Qual é a tiragem da primeira edição?

 

A primeira edição do livro sairá com uma tiragem entre 50 e 200 exemplares, mas não há um limite de reimpressões da obra, podendo atingir qualquer tiragem, de acordo com a recepção da obra.

 

6. O que receberei como pagamento de direitos autorais?

 

O autor receberá gratuitamente 5% dos exemplares da primeira tiragem. A partir de 101 exemplares o pagamento será de 10% sobre o preço de capa do livro por cada exemplar comercializado ao preço de capa.

 

7. Posso adquirir exemplares para revenda?

 

Sim. Os autores podem adquirir, sem nenhuma obrigatoriedade, exemplares do próprio livro com 20% de desconto sobre o preço de capa na primeira edição e com desconto de 40%  após as reimpressões. Os livros podem ser revendidos pelo autor, desde que pelo preço de capa fixado pela editora. Sobre esses livros não incidirão pagamentos de direitos autorais.

 

8. Como será realizada a venda dos livros?

 

Os livros serão comercializados no dia do lançamento e através de nosso site. Nosso sistema de venda possibilitará a compra por meio de todos os tipos de pagamento e a entrega em qualquer local do país pelo preço de capa acrescido do frete cobrado pelos correios. A venda em livrarias só será realizada quando houver uma demanda real do livro.

 

9. Como será realizada a divulgação do autor e do livro?

 

Da tiragem da primeira edição, e também de cada reimpressão, a Editora poderá reservar até 5 exemplares para divulgação. Esses exemplares serão enviados gratuitamente para escritores, editores, jornalistas, blogueiros etc. Sobre esses exemplares, carimbados como venda proibida, não incidirá o pagamento de direitos autorais. Além disso, a Editora exercerá o trabalho de envio de textos do livro para publicação em jornais, revistas, fanzines, blogs, sites, trabalhando a divulgação em todos os meios possíveis.

 

10. Quais as responsabilidades do autor?


O autor é responsável por acompanhar todo o processo de edição do livro: aprovar a revisão final, o projeto gráfico, a ilustração e trabalhar ativamente na promoção do livro, incluindo a divulgação do lançamento e a participação em eventos promovidos pela Editora com a intenção de divulgar autores e obras.

 

11. Após a publicação perderei os direitos autorais do meu livro?

 

Não. Os direitos autorais do autor, registrados na Biblioteca Nacional, são apenas cedidos à Editora para a publicação do livro no Brasil durante o período de vigência do contrato. O contrato com a Editora Patuá tem validade de 3 anos, prorrogáveis por mais 3 anos quando houver interesse de ambas as partes. Mesmo assim, ao contrário de outras editoras, os textos dos autores estarão liberados para publicação não comercial em outros livros como antologias e coletâneas, além de jornais, revistas, sites, blogs etc.

 

12. Qual o prazo para avaliação das obras enviadas?

 

A Editora analisará e entrará em contato com os autores em até 6 meses após receber a obra completa contendo todos os dados solicitados, mesmo que não ocorra a publicação, no entanto, não faremos, sob hipótese alguma, leitura crítica para obras não selecionadas. Não compete à Editora avaliar negativamente obras que podem ter qualidade e que serão bem recebidas por outras editoras.

 

13. Desejo pagar pela edição do meu livro. Vocês realizam esse tipo de trabalho?

 

Sim. A Editora Patuá também oferece serviços editoriais para autores que podem investir na publicação de seus livros. Nesse caso a publicação seguirá outras regras de prazos e condições. Saiba mais sobre nossos serviços aqui.

 

14. Desejo organizar uma antologia ou coletânea de textos do meu grupo/coletivo de escritores, vocês farão esse tipo de trabalho?

 

Sim. Nós poderemos publicar antologias e coletâneas de grupos de escritores (por exemplo de coletivos, saraus, sites, comunidades do orkut ou facebook, blogs etc). Lembramos, entretanto, que do conjunto dos textos enviados pelos escritores compete à Editora a seleção dos textos que serão publicados.

 

15. Para qual endereço devo enviar meus originais?

 

Os originais devem ser enviados, atendendo às orientações já mencionadas nos tópicos anteriores, para o endereço:

 

editorapatua@gmail.com

 

Outras formas de contato com a Editora no link Contato