learnex

Mauro Paz

MAURO PAZ

 

Mauro Paz nasceu em Porto Alegre, em 1981. Redator Publicitário. Formado em Letras, passou pela Oficina de Escrita Criativa, de Luiz Antônio de Assis Brasil. Em 2009, mudou para São Paulo. No ano seguinte, o Instituto Estatual do Livro do Rio Grande do Sul publicou o primeiro livro de contos do autor, Por Razões Desconhecidas. Em 2014, seu segundo livro de contos, escrito em parceria com Tiago Morales, São Paulo – CidadExpressa, foi publicado pela Editora Patuá. Além de participação em diversas antologias de contos, o autor mantém o projeto #instacontos, que mistura fotográficas com mini narrativas.


Contatos:

 

 

Conheça o texto de orelha do livro Entre lembrar e esquecer, de Mauro Paz:

 

Sempre achei que a literatura fosse uma espécie de acerto de contas com a vida. O livro de Mauro Paz não foge à regra. Dono de uma escrita fluente e densa, o escritor apresenta uma gama de personagens que conduzem o leitor por labirintos da alma humana. Após receber a notícia da morte do sobrinho Cadu, Cesar, um jornalista que mora na turbulenta cidade de São Paulo, decide ir a Porto Alegre investigar por conta própria, verdadeira versão da morte de seu sobrinho. No entanto, a narrativa é muito mais que um thriller policial. Cesar é um tipo de narrador complexo e perspicaz, que ao passar das páginas, revela críticas ácidas sobre o sistema judiciário, sobre o monopólio de informação dos grandes jornais, ou ainda, observações delicadas sobre ser ou não ser pai.
E se a literatura é de fato um acerto de contas, Mauro expõe, sem dó nem piedade, as consequências sociais e estruturais de quem nasce negro no Brasil. Através de situações sutis, mas não menos violentas, o narrador aponta para as feridas profundas e históricas que afetam cotidianamente as pessoas negras. Trata-se de uma pequena joia dentro da literatura brasileira.  
“Entender a morte dói, mas é bem mais simples do que entender a vida.” Talvez esta reflexão do personagem Cesar pudesse servir como síntese do romance de Mauro Paz, mas ainda assim seria pouco para defini-lo.



***

 


 

 

Livro: Entre lembrar e esquecer

Autor: Mauro Paz

Gênero: Romance

Número de Páginas: 110

Formato: 16x23

Preço: R$ 40,00 + frete

 

 

 

 

 


 

 

Livro: São Paulo - Cidadexpressa

Autores:
Mauro Paz & Tiago Moralles

Gênero:
Contos

Número de Páginas:
150

Formato:
16x23

Preço:
R$ 37,00 + frete