learnex

Luíza Mendes Furia

LUÍZA MENDES FURIA

 

 

Luíza Mendes Furia nasceu em 21 de novembro de 1961, em Caçapava (SP), filha de Sergio Antonio Belfort Furia e Sylvia Mendes Furia. Aos 16 anos publicou o primeiro livro – Madrugada e Outros Poemas – numa edição particular. Em 1980, mudou-se para São Paulo, onde se formou em jornalismo.

Na área literária, participou de várias antologias, como Poetas Caçapavenses (1976); Nova Poesia (Vertente, 1983); VIII Antologia Poética de São José dos Campos (1993); X Antologia Poética Hélio Pinto Ferreira (1995), da Secretaria de Cultura de São José dos Campos; e mais recentemente da Coletânea Prêmio Off Flip de Literatura (2015) e da Antologia Inaugural Patuscada (2016). Em 1990, ficou em 2º lugar no Concurso Nacional de Literatura Cidade de Belo Horizonte.


Tem poemas publicados em sites literários e blogs, como o Alguma Poesia (http://www.algumapoesia. com.br/poesia2/poesianet168.htm) e a revista on-line Germina (http://www.germinaliteratura.com.br/erot_ mai06_lmf.htm), e nos suplementos Cultura de O Estado de S. Paulo e Cultura e Arte do jornal Comércio do Porto, de Portugal. Em 1998, participou da criação da Órion – Revista de Poesia do Mundo de Língua Portuguesa e, em janeiro de 1999, lançou o volume de poemas Inventário da Solidão (ed. Giordano). Em 2007, fez uma edição artesanal de apenas 30 exemplares deste Vênus em Escorpião. Em 2013, lançou seu primeiro livro para crianças, O Travesseiro Mágico (Giostri Editora). Um comentário sobre seu trabalho consta do Dicionário Crítico de Escritoras Brasileiras, de Nelly Novaes Coelho (Escrituras, 2002).
A autora mantém um site – https://malufuria.wordpress.com/ e lançou neste ano a revista on-line de livros Prazer de ler.net. É também tradutora de francês, italiano, inglês e espanhol, com trabalhos publicados nos jornais Mulherio, Leia Livros, O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, nas revistas Destino, Crescer, Pesquisa (da Fapesp) e nos cadernos EU&Cultura e EU&Fim de Semana do jornal Valor. Prepara um livro sobre a escritora Hilda Hilst, de quem foi amiga.

 

Contatos:

 

Conheça 3 poemas dos livro Vênus em escorpião, de Luíza Mendes Furia:

 


 

 

Livro: Vênus em escorpião

Autor: Luíza Mendes Furia

Gênero: Poesia

Número de Páginas: 80

Formato: 14x21

Preço: R$ 38,00 + frete