learnex

Revista Subversa #1

REVISTA SUBVERSA

(Organização e Edição de Morgana Rech e Tânia Solano Ardito)

 

 

A Revista Subversa surgiu em Agosto de 2014, com propósitos suficientemente definidos para integrar e contribuir na renovação de um cenário literário entusiasmante.

Com as carreiras acadêmicas e literárias marcadas pela travessia oceânica luso-brasileira, decidimos ir à busca de um espaço que considerávamos difícil de existir “livremente”, onde o exercício da literatura se fizesse com menos complicações, livre do risco de desestimular e afastar suas três dimensões fundamentais: o artista, o crítico e o leitor.

A coragem inicial: criar um blog comunicativo. Desenvolver uma ponte de comunicação e divulgação de trabalhos de colegas, escritores e professores de círculos acadêmicos e literários portugueses e brasileiros que estavam ao nosso alcance. O desafio inicial: jamais desviar da característica de periódico, retribuindo o voto de confiança com a ideia e a segurança de que estaríamos aqui, frequentemente e por um bom tempo. De que poderiam contar conosco.

Com uma lista de convidados entusiasmados com o projeto, conseguimos publicar uma edição de oito textos, a contar com a nossa própria colaboração, espontânea e arriscada. Após um lançamento ousado e informal, deu-se início a uma recepção de textos ainda tímida, mas interessante e promissora.

O primeiro sinal de evolução da Subversa ocorreu logo no primeiro mês. Com o aumento gradual do número de textos recebidos, em Setembro de 2014 anunciamos a nova periodicidade quinzenal da revista. Uma mini-edição de quatro textos – a Sub Especial – guarda, até hoje, este passo que marcou a caminhada ritmada da Sub.

Em Dezembro, com o ritmo estabelecido de interessados pelo espaço aberto pela Subversa, fizemos a reforma necessária no ambiente digital para acolher com mais agilidade e profissionalismo o material que nos tem sido confiado. O novo site foi ao ar e, junto com ele, novas propostas de trabalho vêm surgindo como demanda da revista, todos ligados à complexa tarefa da edição. Uma delas, muito especial, tem sido a ligação entre textos e imagens. No intuito de escolher ilustrações condizentes com a qualidade literária que vimos publicando, temos descoberto um trabalho puramente experimental ao estreitar relações com artistas plásticos, ilustradores e fotógrafos que apostam na literatura, na diversidade das expressões artísticas e no propósito do projeto.

Não podemos negar que o papel das revistas literárias é sempre, sobretudo, ousado. Espera-se que traga a vontade de ver o tradicional sob nova forma, nomeadamente o do experimentalismo da linguagem e do espaço reservado à literatura na sociedade.

A Subversa, por ter uma essência e um nascimento digital, materializa nestas páginas em papel uma questão da qual não se pode escapar quando se fala da literatura na atualidade. O contraste entre a velocidade das publicações on-line, dos blogs e páginas pessoais de escritores, com a solidez, a espera e a afetividade que traz o objeto físico.

Portanto, celebramos a tudo isso neste livro. À extensão da revista, que desde o seu início tem comprovado a existência de autores com excelentes obras, que não encontram oportunidade, orientação e incentivo para se inserir no meio editorial com facilidade. Esperamos, assim, continuar a contribuir com um conjunto maior de iniciativas e projetos culturais que envolvem o fomento à produção literária, intervindo diretamente nos modos atuais de sistematização do mercado editorial através da via mais tradicional de apresentação estética de uma obra: o livro.

 


Escritores participantes da Revista Subversa #1:

 

1. Adriel Alves Magalhães
Paracuru, CE, Brasil

2. Andrea Arrebola Azevedo
São Paulo, SP, Brasil


3. Evandro do Carmo Camargo
São Luís, MA, Brasil


4. Francisca Rodrigues
São Paulo, SP, Brasil


5. Glauber Costa
Ubatã, BA, Brasil


6. Norberto do Vale Cardoso
Chaves, Portugal


7. Rui Machado
Porto, Portugal


8. Susana Machado
Porto, Portugal


9.Gabriela Ruggiero Nor
São Paulo, SP, Brasil


10. André Victor Marques
Rio de Janeiro, RJ, Brasil


11. José Vieira
Santa Cruz, Portugal

 

12. Juliana Ben
Porto Alegre, RS, Brasil


13. Breno Ricardo
Belo Horizonte, MG, Brasil


14. Luiza Ferreira
Rio de Janeiro, RJ, Brasil


15. Tânia Ardito
São Paulo – Porto


16. Catia Penalva
Viana do Castelo, Portugal


17. Pedro Jung
Porto Alegre, RS, Brasil


18. Samuel Dias
Muzambinho, MG, Brasil


19. Souza de Melo
Belo Horizonte, MG, Brasil


20. Diego Petrarca
Porto Alegre, RS, Brasil


21. Daniel Tomaz Wachowicz
Taboão da Serra, SP, Brasil


22. Fernanda Suaiden
Londrina, PR, Brasil


23. Maria João Pessoa
Lisboa, Portugal


24. Marta Cortezão
Tefé, AM, Brasil


25. Newton Cerqueira
Rio de Janeiro, RJ, Brasil


26. Pedro Belo Clara
Lisboa, Portugal


27. Taís Naves
Nepomuceno, MG, Brasil


28. Victor Prado
Palmeira d`Oeste, SP, Brasil


29. Antonio Pedro Carneiro
Rio de Janeiro, RJ, Brasil


30. Sat AM
Curitiba, PR, Brasil


31. Bruna Girardi Dalmas
Porto Alegre, RS, Brasil


32. Martha Lopes
São Paulo, SP, Brasil


33. Morgana Rech
Porto Alegre, RS, Brasil


34. Chuana Di Franco Moura
Rio de Janeiro, RJ, Brasil


35. Zélia Moreira
Porto, Portugal


36. Eric Costa
São Luís, MA, Brasil


37. Estevan de Negreiros Ketzer
Porto Alegre, RS, Brasil


38. Polliana Santos F. Silva
Feira de Santana, BA, Brasil

 


 

 

Livro: Revista Subversa #1

Autor: Vários Autores - Brasil / Portugal

Editoras: Morgana Rech e Tânia Solanano Ardito

Formato: 16x23

Ilustrações: Leonardo Mathias

Número de páginas: 200

Preço: R$ 37.00 + frete